• Energia das Marés

  • Energia Geotérmica

    • Energia Geotérmica torna útil o calor produzido e contido no interior da terra. A transferência desse calor (energia) por convecção para aquecimento de um reservatório de água, produz vapor transformado em energia através de uma turbina. 

      Um exemplo da utilização desta energia é a climatização por bombas de calor geotérmico que aproveita a temperatura praticamente invariável do interior da terra (14Cº), quente no inverno e fresco no verão, para climatizar espaços de habitação. Recorre-se a tubos metálicos que são enterrados até uma profundidade de, pelo menos, 60m onde circula um fluído que faz a permuta calor/frio entre o interior da terra e a bomba de calor geotérmica.

       

  • Energia Eólica

    • Energia Eólica é produzida por um aerogerador que converte o vento em energia mecânica. Esta será depois transformada em enregia elétrica ao passar por um gerador elétrico. O vento é utilizado em diferentes sistema de produção:

        - Sistemas isolados que não estão ligados à rede elétrica pública
        - Sistemas híbridos que utilizam diferentes tecnologias para produção de energia
        - Sistemas de injeção de energia diretamente na rede pública

       

  • Energia de Biomassa

    • Energia de Biomassa é a energia obtida a partir de matéria animal ou vegetal e produzida a partir da queima dos resíduos orgânicos florestais e do lixo proveniente das actividades humanas. Esta foi uma das primeiras formas que o Homem encontrou de produzir energia, utilizando o fogo como fonte de calor e de luz.


      A evolução tecnológica permitiu a utilização desta fonte de energia em inventos tão importantes como a máquina a vapor. Se, por um lado, este tipo de energia pode ser menos poluente e de alta densidade energética, por outro ela consome de forma evidente recursos naturais essenciais.

      A energia de biomassa pode obter-se a partir da queima de: lenha, cana de açúcar, serradura de madeira, papel usado, galhos e folhas secas, embalagens de cartão usadas ou casca de arroz.

       

  • Biodisel

    • Biodisel é uma energia que provém de fontes naturais e renováveis como asa plantas oleaginosas (colza, girassol ou amendoim) ou óleos vegetais. É um combustível de queima limpa que trabalha em motores de ignição por combustão. Alguns exemplos de biocombustíveis:

        - Éter metílico, produzido a partir dos óleos de girassol
        - Etanol produzido a partir da fermentação de hidratos de carbono
        - Metanol produzido a partir do gás natural ou da madeira a traves de um processo de gaseificação.

       

  • Energia Solar

    • Energia Solar consiste na captação da radiação solar, posteriormente convertida em 2 tipos de sistemas de energia eléctrica:

        - Sistemas solares térmicos utilizados para aquecimento das águas quentes sanitárias (A.Q.S) ou para climatização de uma habitação (piso radiante).
        - Sistemas fotovoltaicos em que a energia solar é convertida em energia eléctrica por meio de células fotovoltaicas, utilizada para alimentar equipamentos instalados nas ruas ou habitações.

       

  • Energia Hídrica

    • Energia Hídrica aproveita o movimento das águas (energia cinética) para produzir Energia Eléctrica. O potencial hídrico existente num rio pode ser aproveitado nos seus desníveis naturais, como quedas de água, ou ser trabalhado em desníveis artificiais, como o desvio do curso original para aumentar o movimento das suas águas e consequentemente o seu potencial energético.